Páginas

domingo, 16 de outubro de 2016

Porque viajamos?

Porque viajamos?
Porque saímos de nossa casa e nos entregamos à aventura, que é a viagem?
Porque cruzamos céus, mares, estradas, vales e planícies?
Porque vamos ver o mar no fim dos continentes?
Porque ..
Porque a magia da vida nos empurra para fora das nossas conchas e casulos e nos presenteia com o desconhecido, o diferente e nos leva a paragens que amamos logo à chegada e que desejamos e juramos voltar logo num outro dia.
E sorrindo vamos guardando tudo o que a vista alcança e o coração tem capacidade de amar.
E desfrutando vivemos momentos que amamos e que nos custa deixar para trás.
Sair da nossa realidade é uma bênção que muitos repetem e alguns conseguem.
E voltamos cheios de sons e cheiros novos, sonhos e contos que gostamos de partilhar.
De volta às nossas casas com janelas que emolduram o nosso quotidiano, ficamos mais ricos mas ainda assim tristes e necessitamos de olhar para as nossas fotografias e postais, para as recordações que comprámos e carregámos de volta a casa.
Voltar a casa é difícil porque.. viajar é arejar as nossas almas e limpá-las da poeira que no dia a dia se instala. 
Viajar é voltar à infância e à alegria  inocente das "primeiras vezes".
Vamos cansados, desejosos de encontrar algo novo que excite os sentidos e voltamos cheios, retemperados e pensamos.. "encontrei o que procurava? "
Ou perdi-me nos desertos e na beira de novos oceanos que banham outros continentes?
Onde fica a minha casa? 
Habito nela ou ela habita em mim?
Voltei igual ou diferente?
Fui feliz ou vim feliz?
Porque viajamos?
E porque não viajamos para sempre?
Porque vivemos aqui e não ali?
Porque nos contêm as fronteiras geográficas dos nossos países? Porque me contêm a mim?

Sem comentários: